O Jeitinho Wicca de Orar...

sexta-feira, 16 de novembro de 2012


Uma parte importante da rotina diária de um wiccano são as suas orações, mas não é sensato fazer isso por obrigação, mas por verdadeira devoção e amor – como diz o ditado “A amar e rezar ninguém se pode obrigar”. Já que eu toquei nesse ponto de “rezar” seria bom também esclarecer que orações existem desde o inicio da humanidade, homens pré-históricos oravam aos seus deuses suplicando proteção contra certos perigos da época, portanto orações não são exclusivas de cristãos. A oração é um tipo de magia presente em diversas religiões, sim ela é considerada magia porque é uma forma de comunicação com o divino, durante a qual se a energia de concentração for ampliada devidamente energias pessoais e divinas entraram em cena para que a prece se torne realidade.
  
   Como uma oração funciona olhando de um ponto de vista mágico?
“Quando um indivíduo ora com fervor por uma cura, por um marido atencioso ou por uma filha estudiosa, esse devoto canaliza seu poder pessoal por meio da oração em direção à Deidade. O envolvimento emocional da pessoa na oração "programa" a energia que é enviada. O resultado desejado é, obviamente, uma manifestação da bênção pedida na oração. A não ser que a pessoa orando seja treinada em magia, ela não terá consciência do funcionamento desse processo. Mas isso não importa. Orações oferecidas por devotos de qualquer religião são geralmente atendidas. Essas orações surtem efeito porque sua energia pessoal, adequada à sua necessidade mágica, é enviada à Deidade e, fortalecida por essa fonte de energia mais poderosa, se manifesta na Terra. O estado emocional da pessoa e a crença na Deidade determinam a eficácia da oração.” CUNNINGHAM, Scott

   Do ponto de vista wiccano não existe jeito certo ou errado de se fazer uma oração, o que vale é a intenção, a concentração e a emoção do orador, muito embora em covens ou familias wiccanas seja comum todos orarem juntos de mãos dadas.

   Como muitos já sabem a wicca tem uma origem inglesa, por isso a maioria dos seus textos esta nessa língua, acontece que no inglês se tem o verbo To pray – não existe outro para a ação de se comunicar com o deus ou seus deuses. No Português, no entanto, nos temos os verbos rezar e orar – que apesar de serem sinônimos, possuem uma pequena diferença em nosso idioma. Rezar, assim como na gramática, é repetir algum texto, no conceito religioso, um texto sagrado, exemplificando o pai nosso e o ave maria são rezas porque tem textos pré-definidos. Na wicca também existem rezas (embora alguns adeptos reneguem essa nomenclatura por simples preconceitos bobos – afinal isso é uma variação linguística), todos as orações que vocês encontram já prontas, já escritas são rezas no bom português. Esse é o tipo de oração mais difícil de se fazer, porque você tem que ter muita convicção e força para fazer com que as palavras escritas anteriormente por outra pessoa saiam com sentimento de você e aí sim se tornem verdadeiramente sagradas e magicas.
  
   Até por isso eu prefiro a improvisação, ou seja a oração no sentido absoluto – aquele que discursa. Quando você faz uma oração, as palavras não saem da sua memória ou da sua cabeça, mas do seu coração, da sua alma e exatamente aí consiste a força das orações. Se fosse for um adepto que realmente gosta de orar ao fazer isso tente falar com os deuses de coração, não crie textos bonitos de escutar, fale com o coração algo bonito de sentir que com certeza será bem mais apropriado. Como eu costumo dizer sempre, dê o seu toque a tudo, inclusive nas “rezas”.

  Não é possível, no entanto negar o poder das nossas orações pré formadas em certas ocasiões onde temos que manter a concentração e a emoção pode atrapalhar ou em certas ocasiões ritualísticas como invocações. Mas também é bom que você mesmo crie suas orações que sejam unicamente suas e dos deuses.  

Comentários:

Postar um comentário

O comentário dos leitores, faz com que o Blog esteja em movimento.

an�ncio-texto

 
Storm Sazonal © Copyright | Template By Mundo Blogger |